Dor e inchaço na pálpebra? O que pode ser?

O acúmulo de oleosidade na pele em conjunto ao tempo seco e quente são alguns dos fatores que mais contribuem para uma lesão inflamatória muito comum nos olhos, o Hordéolo ou Terçol.

Assim como em toda a pele, as pálpebras também possuem glândulas sebáceas chamadas de glândulas de Zeiss e glândulas de Mol, responsáveis por evitar o ressecamento da região. O terçol acontece quando há a obstrução ou contaminação bacteriana dessas glândulas.

 

Ao contrário da Conjuntivite, o Terçol não é uma doença contagiosa e se caracteriza pelo aparecimento do nódulo nas pálpebras (doloroso), juntamente com a sensação de coceira, secreção, vermelhidão e o aumento da sensibilidade à luz.

 

Muitas pessoas confundem o Terçol com o Calázio que, apesar de bem parecidos, são condições distintas. O Calázio é formado a partir de uma obstrução da glândula de Meibômio e cria uma lesão em forma de granuloma na pálpebra que vai aumentando de tamanho, pois a secreção produzida não consegue ser eliminada.

 

Para tratar tanto o Terçol quanto o Calázio, é necessário apenas a higienização do local juntamente com compressas quentes, anti-inflamatórios e antibióticos locais. Em caso de complicações, o Oftalmologista pode indicar uma pequena incisão na pálpebra para a drenagem cirúrgica.

 

Fique atento à saúde dos seus olhos e, em casos de dúvidas, procure um Oftalmologista para que ele faça o diagnóstico e indique os melhores tratamentos.

 

Agende sua consulta com o Dr. Edson Iramina.

SOLICITE SEU AGENDAMENTO