Visão embaçada e pontos pretos em grande quantidade? Pode ser Uveíte por Toxoplasmose.

A Úvea é formada pela íris, coróide e corpo ciliar, componentes da parte intermediária do globo ocular, e está sujeita a inflamações. Uma das principais causas para a Uveíte, nome dado a doença inflamatória que atinge a Úvea, é a Toxoplasmose.


Causada pelo protozoário Toxoplasma Gondii, essa doença pode causar alterações em diversas partes do corpo humano, incluindo os olhos. Esse parasita pode ser transmitido por alimentos contaminados, como carnes mal cozidas, verduras e legumes. A transmissão intraútero, de mãe pra filho durante a gestação, também pode ocorrer.


A Uveíte causada por Toxoplasmose pode se manifestar em diversos locais, sendo a anterior, mais leve, e a posterior, a mais grave.


A Uveíte anterior se caracteriza pelos olhos vermelhos, sensibilidade à luz e dores oculares. Já na Uveíte posterior, o olho pode não apresentar alterações visíveis, mas o paciente sente fortes alterações na visão.


O diagnóstico é clínico, o Oftalmologista se baseia nos sintomas e sinais de inflamação nos olhos, mas também pode solicitar testes laboratoriais para encontrar os agentes infecciosos, como por exemplo, o anticorpo contra o protozoário transmissor da Toxoplasmose.


Para tratar a Uveíte, uni ou bilateral, o Oftalmologista pode prescrever um anti-inflamatório local, mas nos casos de Uveíte por Toxoplasmose, o tratamento precisa ser sistêmico, ou seja, o paciente deve receber as orientações tanto de um Ofltamo, quanto de um Clínico para uma abordagem mais completa e eficaz.

SOLICITE SEU AGENDAMENTO