Por serem tão sensíveis, nossos olhos merecem um cuidado especial e proteção ao praticar certos esportes radicais ou qualquer atividade que possa colocar em risco a saúde ocular.
Seja por perfuração ou queimadura, sem o acompanhamento médico e tratamento adequado, um trauma ocular pode comprometer a visão de forma irreversível.
Saiba quais são os principais tipos de lesões oculares e suas características:
- Equimose ocular – Esse tipo de lesão é caracterizado pelo tom arroxeado na pele ao redor dos olhos, causado por uma pancada no rosto, como um soco ou queda. Geralmente não representa algo grave, mas a pessoa deve ficar atenta caso apresente alterações na visão, dores ou sinais de esquecimento e sonolência.
- Hifema ocular – consiste em uma hemorragia dentro do olho, sendo uma lesão nas estruturas internas causadas por traumas oculares contusos como em acidentes de trânsito, quedas ou resultado de violência física. O Hifema pode causar um aumento da pressão ocular (glaucoma) ou mesmo levar à uma inflamação ocular e problemas na córnea.
- Glaucoma – Traumas ou acidentes podem levar a um aumento na pressão ocular, danificando o nervo que liga o olho ao cérebro. O aumento da pressão ocular se deve ao sangramento ou lesão de estruturas oculares internas e o tratamento pode incluir medicamentos, colírios ou até cirurgia.
- Lesões Retinianas: Edema de Berlim – Causado por um trauma ocular contuso, esse tipo de lesão é caracterizado por manchas esbranquiçadas na retina que podem aparecer imediatamente ou horas após o trauma, com prejuízo na acuidade visual. Não há tratamento específico, mas em 80% dos casos a visão vai voltando ao normal dentro de 48 horas. Podem ocorrer rasgos na retina com consequente sangramento e até descolamento de retina que que poderão necessitar de cirurgia.
Em casos de acidentes oculares, nunca se automedique, nem mesmo com colírios. Procure um Oftalmologista ou um Pronto-socorro imediatamente para que o médico indique o tratamento mais adequado.
SOLICITE SEU AGENDAMENTO