A úvea é a camada média do globo ocular (composta pela íris, corpo ciliar e coroide) responsável pelo fornecimento do fluxo de sangue às camadas mais profundas da retina.
A Uveíte é quando há uma inflamação em uma ou em todas as partes da úvea. De acordo com a região afetada, é possível classificar a uvéite em três categorias: anterior, posterior e intermédia. Quando afeta os dois olhos é chamada uveíte bilateral.
Os principais sintomas incluem a vermelhidão nos olhos, fotofobia, visão turva, dor ocular e manchas escuras no campo visual.
A uveíte pode ser decorrente de alguma doença sistêmica, mas também podem ter como origem a contaminação por bactérias, fungos, vírus ou protozoários.
A realização do diagnóstico é o primeiro passo para definir como tratar a uveíte. Dependendo do grau da inflamação, o tratamento pode incluir colírios, medicamentos orais e endovenosos. Em casos mais graves, pode haver a necessidade de internação hospitalar.
Lembrando que a uveíte acomete indivíduos de qualquer idade e sexo e, sem o tratamento adequado, pode levar a complicações gravíssimas incluindo a cegueira.
Sempre realize a visita anual de rotina ao Oftalmologista e relate a ele qualquer alteração que tenha percebido na sua visão.
Agende sua consulta com o Dr. Edson Iramina.
SOLICITE SEU AGENDAMENTO